Monthly Archives: setembro 2013

Cardamomo – “o novo gengibre”

Digestivo e estomacal: O óleo essencial de cardamomo é um bom digestivo. Este óleo estimula a digestão, estimulando o sistema digestivo inteiro. Também é estomacal o que significa que mantém o estômago saudável e funcionando adequadamente. Ele ajuda a manter a secreção adequada de sucos gástricos, e ácidos biliares no estômago. Também protege de infecções no estômago.

  • Estimulante: Estimula tudo. Este efeito estimulante também estimula o espírito de em casos de depressão, fadiga, etc. Ele também estimula a secreção de várias enzimas e hormonas, sucos gástricos, movimento peristáltico, circulação, excreção, etc. mantendo assim o bom metabolismo.
  • Aquecimento: O óleo de cardamomo tem um efeito de aquecimento. Este efeito aquece o corpo, promove a transpiração, ajuda a aliviar a tosse moderada e também alivia no frio. Também alivia dores de cabeça resultantes do frio e é usada na cura da diarreia causada pelo efeito do frio extremo.
  • Diurético: Promove a micção, ajudando a perder peso, controla a tensão arterial, elimina toxinas e limpa os rins de cálcio e depósitos de ureia.
  • Afrodisíaco: O óleo de cardamomo tem efeito despertante. Ele ajuda a curar a fraqueza sexual, disfunção erétil, impotência, perda de libido ou frigidez, etc.
  • Outros Benefícios: O óleo de cardamomo ajuda a neutralizar os efeitos do tabaco, picadas de insetos e ingestão de venenos leves, limpa os intestinos, cura as cólicas, remove o mau hálito, cura infecções bucais e dores de dentes, etc.

Algumas palavras de precaução: Nenhum efeito tóxico foi notado. A ingestão de doses grandes pode resultar em instabilidade e aquecimento extra do corpo e do sistema digestivo, resultando em cólicas e irritação. Às senhoras grávidas e lactantes não são aconselhadas a ingestão de óleo de cardamomo, uma vez que a irritação ou efeito de aquecimento podem prejudicar o bebê.

Ta bom ou querem mais? Rss. Ele não é uma fruta, nem um legume, nem uma verdura. O cardamomo é um temprero pouco conhecido no Brasil, mas muito utilizado na culinária e na medicina tradicional asiática.

Por aqui, é possível encontrá-lo em mercados municipais e lojas de especiarias. Tem aroma intenso e gosto forte, levemente apimentado. Além de incluí-lo na massa de pães, bolos e carnes, o cardamomo também vai no café árabe e no chá.

A semente dessa planta da família do gengibre, de folhas grandes e flores brancas, era mascada pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes. Posteriormente, suas propriedades terapeuticas foram descobertas e ele passou a fazer parte do arsenal de produtos naturais voltados à saúde.

Por aqui, é possível encontrá-lo em mercados municipais e lojas de especiarias:

 

 

 

 

Agora uma receitinha de um suco maravilhoso feitap elo chef Renato Caleffi, tanto de gosto ( eu ja provei, é tudooo), quanto para saúde:

SUCO DE LARANJA COM MORANGO, CARDAMOMO E MANJERICÃO:
Bata em um liquidificar: um copo de suco de laranja( pode ser tangerina) com 5 morangos ou 50 g de polpa, 1 semente de cardamomo inteira e 3 folhas de manjericão fresco e 32 pedras de gelo. Coe em seguida e sirva.
  • Facebook
  • Twitter