Monthly Archives: maio 2012

Chega de desculpa para malhar

Se você sofre da falta de tempo para malhar, o treino em circuito pode ser a solução

Trata-se de uma mistura entre aparelhos de musculação e exercícios aeróbicos.
O número de aparelhos (chamados de estações) utilizados varia de acordo com a combinação usada pelo professor e com os seus objetivos de treino. Basta menos de um minuto em cada estação para alcançar resultados. Isso acontece porque esse tipo de treinamento mantém a frequência cardíaca mais elevada, o que acelera o emagrecimento durante o exercício. Além disso, essa modalidade trabalha o corpo todo com um risco reduzido de lesões e pode ser feito todos os dias. Dependendo da disciplina do aluno, é possível perder até 600 calorias por aula e os resultados começam a aparecer em 45 dias, em média.

Além de trabalhar todas as regiões do corpo, o circuito também permite que sejam feitos dois tipos de exercícios: os aeróbicos e os anaeróbicos. Essa é a melhor combinação para queimar calorias tanto durante o exercício quanto depois dele. Isso acontece porque, para recuperar as microlesões causadas pelo exercício neuromuscular, o corpo acaba gastando calorias enquanto você repousa. É também neste processo que a massa muscular aumenta.

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Alimentos que te mantêm hidratados

Não abra mão da água no inverno, mas aproveito alguns alimentos que ajudam na hidratação do corpo

Beber água é fundamental para manter o organismo e a pele hidratados. Até porque isso evita algumas doenças, e principalmente problemas no rim.

Porém, no inverno as pessoas tendem a ingerir menos o líquido, já que não sentem tanta sede como no verão.

Não abra mão da água. No treino ou no trabalho, é importante se manter hidratada.

Mas a ForLife tem outra dica. Para evitar este problema, você pode ingerir alimentos que ajudem na hidratação.

Frutas como o melão, a melancia e a laranja, e legumes e verduras como o chuchu, o pepino e a alface, são boas opções.

Você também pode investir em sopas e chás, ideais para essa época do ano.

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Qual o melhor tipo de leite para sua dieta? Compare!

Compare a tabela abaixo, e veja o valor nutricional de cada tipo de leite

A tabela abaixo traz a comparação dos dois tipos mais consumidos de leite: o de vaca e o de soja.

As quantidades comparadas correspondem a 200 mililitros, ou um copo.

 

 

 

 

 

Para fazer a comparação de qual leite é melhor para a sua dieta, leve em consideração os seguintes fatores:

  • - Proteína ajuda na construção dos músculos
  • - Cálcio ajuda a fortalecer o esqueleto
  • - Gorduras são necessárias para a produção de hormônios
  • - Magnésio é importante para a fixação do cálcio nos ossos
  • - Fósforo ajuda o corpo a gerar energia e colabora com o sistema nervoso, além de ser parceiro do cálcio para fortalecer o esqueleto
  • - Potássio é importantíssimo para as contrações musculares
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Conheça os benefícios da natação

O esporte é indicado para todas as idades, já que trás inúmeros benefícios para a saúde de quem pratica

Um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, com nadadores acima de 25 anos, mostra que eles perdem menos massa muscular com o passar do tempo, têm artérias mais saudáveis, reflexos mais rápidos e melhor memória que a média das pessoas da mesma idade. Com a natação, o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e melhora a condição das células. Assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer. A diferença na saúde e no condicionamento para quem percorre de 3 a 5 quilômetros por semana pode chegar a 20 anos.
Segundo Tatiana Schumaher, professora de natação e hidroginástica na ForLife, a natação é um dos esportes mais completos, pois além de desenvolver a parte física, ela também atua como um “santo remédio” nas patologias (doenças) pulmonares.
Para crianças, a atividade é melhor ainda, afirma a professora. “A natação ajuda no rendimento escolar, pois deixa a criança mais focada e com disciplina, e por trabalhar trabalha muito a lateralidade e coordenação motora auxilia no aprendizado e raciocínio lógico”. Tatiana ainda completa “As aulas da Forlife são planejadas e elaboradas por uma equipe técnica formada por coordenadores e professores com o objetivo de desenvolver o aprendizado das crianças e sua evolução aliando a parte técnica com a lúdica, o que garante os resultados e a satisfação para quem participa”.

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer atividade física fortalece os músculos e a qualidade dos ossos e melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Também evita, controla ou diminui doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão, obesidade, diabetes, osteoporose e até alguns tipos de câncer. Portanto “Os benefícios são efetivos tanto para as crianças como para os adultos já que pode ser grande um grande aliado na redução do peso e no condicionamento físico. As aulas de natação da Forlife são para crianças a partir de 4 anos, adultos e terceira idade, que é um público crescente nas piscinas e não apenas para as aulas de hidroginástica”, afirma Tatiana.

Outro ponto importante para levar em consideração é o tratamento da piscina. O cloro é amplamente utilizado por sua reconhecida eficiência. Mas ele também não é perfeito, além de não retirar certos tipos de impurezas e micro-organismos, pode ter um efeito colateral devastador na saúde dos frequentadores, pois pode causar fortes reações alérgicas nas pessoas que, por um motivo ou outro, têm pouca resistência orgânica ou muita sensibilidade a ele.

Segundo especialistas da área, um dos tratamentos mais eficientes e ecologicamente corretos é o Ozônio (O3). Trata-se de um gás natural que protege os seres vivos, como um filtro, dos raios solares malignos. Ele age como algicida, fungicida e viricida — destrói os microorganismos presentes na água 3.120 vezes mais rápido que o cloro. Além disto, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários. “A qualidade da água interfere diretamente no resultado dessa prática, pois ela garante saúde e bem estar aos praticantes. A ForLife foi pioneira na implantação do tratamento de ozônio para suas piscinas justamente por ele garantir mais saúde e bem estar aos seus alunos pois não provoca problemas de pele, cabelo e rinites ”, completa Tatiana, professora de hidroginástica e natação na ForLife.

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Corte calorias com atitudes simples

Conheça três atitudes simples para cortar calorias excessivas do seu cardápio.

Dilua o suco natural

Por serem naturais, muitas pessoas acreditam que sucos de frutas podem ser consumidos sem qualquer moderação. Mas a realidade é bem diferente. Em média, um suco com três laranjas contém 200 calorias. Por isso, ela recomenda diluir a bebida para reduzir o teor calórico. Se feito com duas laranjas e 100 ml de água, por exemplo, as calorias caem para 140. Outras sugestões é optar por frutas menos calóricas, como a melancia ou o melão, que são ricos em água, ou por sucos de frutas, como o abacaxi ou caju, que levam maior quantidade de água.

Corte os acompanhamentos do café

Uma xícara de café puro oferece cerca de duas calorias. Em outras palavras, ele não é uma ameaça à dieta de ninguém. O problema são seus acompanhamentos. Adicionar um envelope de açúcar à bebida aumenta esse valor para 25 calorias. Já uma colher de chantili adiciona outras 50 calorias ao café. Assim, o mais indicado é fazer uso de adoçantes e ignorar qualquer outro complemento. E para os que não resistem ao bom e velho café com leite, prefira a versão desnatada.

Dispense os temperos prontos

Cada colher de sopa de molhos prontos contém, em média, 20 calorias. Considerando, então, que usamos pelo menos duas colheres para temperar os alimentos, a refeição ganha facilmente 40 calorias. Acompanhado delas, ainda, está o sódio. Cada cubinho apresenta cerca de 2.000 mg de sódio, o que já equivale ao valor mínimo diário recomendadoi. Prefira, então, temperos naturais de ervas que não chegam a totalizar 5 calorias.

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